English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Indisposição Matinal está relacionada a distúrbio do sono atrasado


O brasileiro tem hábito de trabalho. A população, principalmente nas grandes metrópoles, parece carecer de um dia com mais de 24 horas. Para muitos, é incomum constatar que alguém, que já alcançou a vida adulta, consegue se abdicar da intensa rotina urbana, a ponto de se manter na inércia do sono durante a primeira metade do dia.

Antes de dizermos por ai que o fulano que acorda próximo às 12h, é um completo folgado, vale a pena conhecer a síndrome do sono atrasado. O distúrbio se dá através de um gene da vespertibilidade, e faz com que as pessoas tenham predisposição para acordar mais tarde.

O assunto foi um dos temas discutidos no 6º Congresso Brasileiro do Cérebro, Comportamento e Emoções, que aconteceu recentemente em Gramado. Pessoas que tem o distúrbio do sono atrasado se sentem mais dispostas durante a noite, enquanto as outras se preparam para dormir. Em tese, aquelas que foram dormir na madrugada, iniciará sua fase de produção hormonal – que ocorre durante o sono – por volta das 5 horas da manhã, o que impede que o corpo se sinta disposto no período matinal.

Segundo pesquisadores, cerca de 5% da população sofrem do distúrbio do sono atrasado, constatado quando a pessoa já está na vida adulta e não consegue se adaptar a rotina contemporânea.  E o problema não está apenas no preconceito dos demais, que associam o sono atrasado com vagabundagem. A privação do sono noturno pode desencadear problemas psiquiátricos, depressão, bipolaridade, hiperatividade, e déficit de atenção. Além de maior suscetibilidade a problemas no sistema nervoso, endócrino, renal, cardiovascular, imunológico, digestivo, além do comportamento sexual.

O tratamento necessita de intenso trabalho de reeducação, que envolve terapia comportamental, exercícios físicos matinais, além de remédios de indução do sono.

Para a BELLO SONNO, conforto, qualidade do sono e saúde, andam juntos. Se você é vespertino, procure um médico especialista.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...