Um bom colchão merece e deve ser bem cuidado, para garantir que ele ofereça a melhor qualidade de sono e durabilidade. É bastante fácil cuidar de um colchão, seja ele de espuma ou de mola, e abaixo daremos algumas dicas sobre as principais medidas para conservação do colchão.
Em primeiro lugar, deve-se girar o colchão a cada quinze dias no mínimo — o certo seria uma vez por semana. Se o seu colchão permitir ser virado (alguns tipos, os “no turn“, ou “one face“, não permitem tal prática)  uma vez você deve girá-lo e outra vez deve virá-lo. Girar o colchão significa passar o lado dos pés para a cabeceira da cama. Virar é fazer com que a face superior do colchão fique sobre o estrado da cama, e vice-versa. O objetivo desta medida é reverter a ação da gravidade, homogeneizando a espuma do colchão (mesmo no caso de colchões de mola)
Para facilitar a higiene do colchão bem como protegê-lo, o ideal é que ele disponha de uma capa protetora. Assim, ameniza-se a absorção de suor, de partículas de pele morta, de poeira, etc. A capa do colchão deve ser lavada semanalmente, ou pelo menos quinzenalmente.
É fundamental que o colchão esteja em ambiente ventilado e que tome sol. Entretanto, o colchão não deve ficar muito exposto ao sol direto, o que ocasionaria ressecamento que poderia facilitar ao tecido rasgar; isso no caso de tecidos sintéticos, pois tecidos de algodão já são mais tolerantes ao sol. A ventilação é necessária para que a umidade absorvida pelo colchão durante o uso possa enxugar evitando assim a formação de fungos e o mau cheiro característico.

RSS/Feed: Receba automaticamente todos os artigos deste blog!







0 comentários:
Postar um comentário